O que fazer quando seu colaborador diz: “esqueci! “

Lidar com pessoas é uma das tarefas mais difíceis de qualquer gestor. Cada colaborador age e reage de uma forma diferente. Não existe receita de bolo na hora de trabalhar em equipe e, portanto, você precisa ser minimamente maleável para comandar o seu time.

Uma característica essencial a qualquer gestor de pessoas é paciência. Você terá alguns colaboradores exemplares e sempre disponíveis para as tarefas de rotina. Ao mesmo tempo, outros serão bagunçados e com entregas sempre no limite do que você entender como qualidade.

Nesse segundo grupo você também irá encontrar funcionários mais desorganizados. E não será raro ouvir de algum deles “esqueci!” quando você questionar sobre determinada tarefa. O que fazer nessa hora?

Confira a seguir as melhores dicas para lidar com colaboradores esquecidos.

Entenda a situação

Evite determinar uma maneira de abordar seus funcionários e padronizá-la. Algumas pessoas reagem bem a fala mais ríspida de chefes mais estressados e passam a produzir melhor. Outras simplesmente sentem-se acuadas e pressionadas, não apresentando qualquer resultado.

O ideal é entender cada caso e avaliar as razões que o colaborador irá apresentar para o esquecimento. Você certamente já se esqueceu de fazer algo e não foi por mal, portanto não há porque perder a cabeça no primeiro momento. Caso seja recorrente, use das próximas dicas.

 

Acompanhe as tarefas mais importantes

Clientes importantes devem estar na sua lista de prioridades em todos os dias de trabalho. Para evitar qualquer problema com eles (geralmente os mais antigos e que pagam melhor) acompanhe de perto as tarefas dos seus colaboradores.

Um bom método é marcar reuniões de acompanhamento semanais para elencar as atividades importantes. Tenha também uma agenda compartilhada, assim todos ficam cientes dos prazos dentro do escritório.

 

Realize feedbacks

Profissionais precisam de um retorno sobre as suas atividades para manter a motivação. De tempos em tempos marque uma reunião de feedback com os seus colaboradores. Não precisa ser nada formal, mas um bate-papo que diga as atividades que ele tem executado bem e o que tem falhado.

Essa é uma excelente oportunidade para controlar os esquecidos do seu escritório contábil. Reforce as situações em que falharam e explique a importância de cumprir os prazos. Se eventualmente os esquecimentos persistirem, ao menos você terá avisado e uma demissão não será tão surpreendente para o colaborador.

 

Crie metas

As pessoas gostam de desafios. Muitas vezes o esquecimento de uma tarefa se dá pela falta de motivação ou atenção. Ter metas e objetivos ajudam a mitigar esses problemas.

Não se esqueça de elaborar alguma premiação, afinal simplesmente ter metas sem qualquer bônus não ajudará a motivar ninguém. O valor da premiação certamente será insignificante perto de problemas causados por esquecimento.

 

Demita

A demissão deve ser o seu último recurso. É sempre mais fácil recuperar um colaborador que se esquece por muitas vezes das ações do que treinar um novo – especialmente se este já vier de outra empresa e com alguns vícios na sua maneira de trabalhar.

Contudo, nem sempre é possível resgatar um funcionário esquecido. Por vezes os problemas podem girar em torno de algo pessoal e qualquer medida prática não surge efeito no rendimento individual. Neste caso o melhor a fazer é a troca do colaborador.

Pode parecer duro em um primeiro momento, porém você deve prezar pelo ambiente de trabalho como gestor de pessoas. Um colaborador ruim pode acabar influenciando os demais negativamente – e isso deve ser evitado a todo e qualquer custo.

 

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